• A IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE MATO ALTO

     A IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE MATO ALTO A história do bairro de Guaratiba, localizado no município do Rio de Janeiro, começa a ser contada formalmente a partir de 1579 quando a Coroa Portuguesa faz a doação da Sesmaria de Guaratiba ao donatário Manoel Velloso Espinha, como um reconhecimento de seu engajamento na guerra contra os tamoios. O mesmo recebeu um prazo de três anos para povoar essas terras. Há registros, porém, de outros povos que ali já habitavam centenas de anos antes, registrados em pesquisas arqueológicas/antropológicas como as de Kneip (1987). Atualmente Guaratiba é um bairro onde a maioria da população – que é de aproximadamente 110.000 habitantes, de acordo com o senso de 2010 – pertence à classe média baixa. É nesse bairro que está localizada a IECMA. De acordo com as narrativas de alguns membros, em 1918 ocorreu o primeiro culto evangélico em Mato Alto, mais especificamente no dia 19 de janeiro, na casa do Sr. Carolino Rangel e da Sra. Lentina Alves de Azevedo Rangel. Na época os cultos eram um trabalho evangelístico da Igreja Evangélica da Pedra de Guaratiba, que até o momento ainda não era uma igreja emancipada, sendo congregação da Igreja Evangélica Fluminense. Ou seja, o trabalho missionário em Mato Alto era, na ocasião, gerido por uma Congregação da primeira igreja protestante do Brasil. A Congregação de Mato Alto só foi formalmente organizada em 1928, com a inauguração de seu primeiro templo. Antes disso, porém, a Escola Dominical em Mato Alto já funcionava a todo vapor. Seu primeiro pastor foi José Barbosa Ramalho, que também era copastor da Igreja Evangélica Fluminense à época, responsável pela liderança das recentes congregações em localidades rurais. Ainda de acordo com narrativas de alguns membros, durante toda a sua existência a IECMA realizou trabalhos de ação social, porém sem registros formais. E há 16 anos ocorre o sopão. Hoje a igreja possui aproximadamente 120 membros, e é atrelada à região “Associação Oeste Rio I”. 
  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    NOSSA DENOMINAÇÃO

    A UIECB representa a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil. Hoje com 400 igrejas associadas e 637 ministros ordenados e duas instituições teológicas: O Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro (STCRJ) e o Seminário Teológico Congregacional do Nordeste (STCN).

    Pesquisar este blog

    Arquivo do blog

    Tecnologia do Blogger.

    EBD

    DEPARTAMENTOS

    1ª REUNIÃO DA UAF

    1ª REUNIÃO DA UAF Parabéns à UAF pelo excelente trabalho realizado na 1ª Reunião do ano. Que seja um ano totalmente para honra e glória...

    ENDEREÇO

    Estr. do Morro Cavado, 89 - Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ, 23030-360

    EMAIL

    iecmatoalto@gmail.com
    Pastor - pqdafonso@gmail.com

    TELEFONE DO PASTOR

    986539352

    TELEFONE DA IGREJA

    3407-6297